Além de todos os credos, maneirismos e crenças... Somos irmãos, e todos nós estamos na mesma barca... A Barca Celestial... Nave Mãe Terra.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vermelho



( Esta postagem é dedicada a uma amiga especial... Brejeira! ) 


"Rubedo é uma palavra em latim que significa avermelhado. Foi adotada pelos alquimistas no século XV e XVI para designar o quarto e último estado da alquimia: a iluminação. É precedido pelos estados nigredo (morte espiritual), albedo(purificação), e citrinitas (despertar)."




"...deslocamento das galáxias serviria como base, em 1946, para George Gamow estabelecer a teoria do Big Bang. Analisando o desvio para o vermelho em suas observações, desenvolveu a teoria da expansão do universo e anunciou que a velocidade de uma nebulosa em relação a outra é proporcional à distância entre elas (a chamada constante de Hubble). 
Hoble ( Wikipédia )

Edwin Powell Hubble foi o primeiro astrónomo a compreender, e a comprovar, que o Universo em que vivemos é um universo de galáxias, "ilhas perdidas" num "mar de nada".
Determinou, pela primeira vez, a distância média entre a nossa Galáxia, a Via Láctea, uma galáxia espiral, e M31, a galáxia de Andrómeda, também ela uma galáxia espiral.
Explicou o "red shift", o desvio para o vermelho que se observava associado aos espectros da luz emitida pelas galáxias.
Na década de 20, Edwin Powell Hubble e Milton La Salle Humason descobriram que todas as galáxias, excetuando-se as do Grupo Local, possuíam desvio para o vermelho e que quanto mais distante de nós estavam, maior era esse desvio.


O que ainda não sabem, é que além do desvio para o vermelho, existe o "Retorno ao Violeta" em uma nova frequência mais sutil e mais elevada que segue se elevando em maior velociade, energia e intensidade... e ao mesmo tempo baixa sua frequência em todos os aspectos da onda que subiu. Seria 'o recarregar do prisma' o giro do ciclo, o que é a Respiração do Universo...
As galaxias se distanciam e se aproximam em uma Dança Sagrada.


Xamã Cosmogônico.




Ou o Disco de Joahanes Itten




O Breazail o Corante A Origem do Vermelho:




“BREAZAIL”
Rosa Magalhães

"Receita para fazer um bom vermelho
Pique a madeira e coloque-a num caldeirão de água bem quente. Para cada libra de brasil, acrescente uma onça de feno-grego e meia onça de goma-arábica. Ferva durante três horas e deixe repousar por três dias. Retire do caldeirão, com cubos, a quantidade de tinta necessária para tingir.
Prepare este líquido em outro caldeirão, no qual acrescentará o alume. Coloque a seda, que foi deixada num banho de alume durante uma noite, no segundo caldeirão, e passe-a por oito banhos quentes. Caso deseje um outro tom, numa tina de água fresca, dissolva um pouco de água-forte. Assim a cor carmesim se transformará em vermelho-fogo denominado scarlatin.
Uma reação química hoje, uma mágica ontem. Os magos alquimistas, precursores dos químicos da era moderna, muito contribuíram para estas descobertas.
Dedicavam-se sobretudo na busca em transmutar outras substâncias em ouro e prata. Se não encontraram esta fórmula para os metais, descobriram outras, de valor talvez até maior.
O poder simbólico do vermelho
Desde o primórdio das civilizações, o vermelho do sangue e do fogo adquiriu o duplo significado de vida e destruição. Ao vermelho foram atribuídos vários poderes: provocar a fertilidade, afastar os maus espíritos, assegurar a vitória no combate. As virtudes do vermelho não se limitavam aos impulsos bélicos, eram muito mais místicas e profundas. Os indivíduos que se vestiam de vermelho ou púrpura elevavam-se material e espiritualmente acima dos outros.
O vermelho é tão dominante na China, que à cor brilhante dá-se o nome de vermelho chinês. As sedas e os algodões tintos de vermelho vestiam os soldados e os mandarins. Pela sua raridade era caro.
Breazail:
Breves pinceladas sobre corantes e tinturas da Antiguidade, são fundamentais para podermos entender e valorizar a grande aceitação da madeira tintorial brasil asiático e mais tarde do brasil do Novo Mundo.
Os fenícios, grandes navegadores, comercializavam os tecidos tintos de vermelho – o próprio nome fenício, vindo do grego – significa púrpura. Eram os detentores do segredo da fabricação desta mística e suntuosa cor. O dióxido de estanho era um produto indispensável no processo secreto da fabricação da púrpura. Obtinham esse inestimável corante mineral de cor avermelhada com os celtas, povo mineiro que o extraía de minas espalhadas desde a Irlanda até a Ibéria, os celtas chamavam o estanho de breazail, ou vermelhão.
Existem muitas teorias mas acredita-se que o termo brasil tenha origem celta.
O brasil asiático e o brasil do novo mundo
O brasil asiático (Caesalpina sappan) vegetal tinturial, era vendido em toda a Europa (desde o século XII), originária do longínquo oriente. O preço do sappan era mais baixo que de materiais silvestres ou animais. Por ser de fácil aplicação e grande rendimento, tornou-se muito popular.
Colombo, ao chegar a América, escreveu aos reis que esta região possuía madeira tintorial em grande quantidade.
Mais tarde descobriu-se que era uma variedade diferente da asiática e foi chamada de (Caesalpina echinata), o nome científico para o pau-brasil.
Quando foi informado de que a única riqueza aparentemente disponível na terra recém descoberta por Cabral era o pau – de tinta, D. Manuel tratou de declarar a árvore monopólio da Coroa, optando em seguida por arrendar sua exploração para a iniciativa privada.
Primeiro ciclo extrativista, primeira matéria-prima de exportação, primeiro produto contrabandeado, o pioneirismo do pau-brasil não para por aí, o chamado lenho tinturial, se transformaria no primeiro monopólio estatal, primeira privatização, primeiro produto tributado e objeto do primeiro cartel nos trópicos, e também se tornaria a primeira espécie ameaçada de extinção.
A primeira feitoria e forte em Cabo Frio
Américo Vespúcio, é um personagem complexo e contraditório. Vespúcio forjou em torno de si um mar revolto de celeuma e controvérsia. De suas quatro supostas viagens ao Novo Mundo, duas o trouxeram ao Brasil. Após a primeira, ele teria informado ao rei que a única riqueza explorável naquele novo território era “uma infinidade de árvores de pau-brasil”. Na segunda, teria se tornado o responsável pela fundação da primeira feitoria portuguesa na América.
Vespúcio concluiu que a terra visitada era pobre em perspectivas econômicas e as oportunidades comerciais se limitavam ao pau-brasil. Seu relatório parece ter selado o destino do Brasil por quase meio século. O primeiro entreposto para o comércio do pau-brasil foi construído em Cabo Frio.
“Chegamos a um porto em que decidimos erguer um castelo (fortaleza e feitoria) o que logo fizemos, e deixamos ali 24 cristãos que estavam conosco, recolhidos da perdida nau do comandante. Construído o castelo, carregando nossas naus de pau-brasil, ali permanecemos cinco meses. Concluídas essas atividades, concordamos em voltar.”
A Utopia
A narrativa das viagens de Américo Vespúcio, através de cartas, fizeram muito sucesso. O enredo revelou-se insinuante, floreado como um romance. Não foi Vespúcio que batizou o Novo Mundo, foi seu texto. Sucesso estrondoso numa Europa basicamente iletrada, “Mundus Novus” teve 25 edições em mais de seis línguas, em menos de dois anos. Teriam sido cerca de 20.000 exemplares vendidos. Um verdadeiro best-seller.
Um dos leitores que se encantou com a narrativa foi Thomas More, filósofo inglês. Foi baseado neste pequeno trecho da narrativa de Vespúcio que escreveu seu livro mais importante – A Utopia. Um desses 24 marinheiros que ficaram em Cabo Frio, se torna o personagem chamado Rafael Hitlodeu, narrador de uma história que se tornaria um marco da filosofia. Ao invés de morrerem nesta feitoria, saíram de lá e logo adiante encontraram um país inigualável chamado de Utopia, habitada por pessoas singulares no seu modo de vida, os utopianos.
Vivem em perfeita harmonia, nada lhes falta, comida em abundância, mas não comem exageradamente, todos trabalham mas também se divertem. Não dão valor ao que outros povos normalmente prezam muito e para mostrar seu desprezo ao ouro e a prata não são usados como adornos. As jóias são para as crianças se enfeitarem e brincarem, os adultos não se interessam por elas.
Nesse país imaginário, os trajes são simples e elegantes, tecidos são naturais e claros, sem tingimento.
Em Utopia, o pau-brasil com certeza ainda existe, dando sombra e oferecendo um raro espetáculo com suas belas flores amarelas. Nossa esperança é transformar nosso chão numa utopia, a mata atlântica preservada e abundante em pau-brasil..."




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Arquivo do blog