Além de todos os credos, maneirismos e crenças... Somos irmãos, e todos nós estamos na mesma barca... A Barca Celestial... Nave Mãe Terra.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Novo Mito em Neymar




Quando Neymar, decide continuar jogando no Brasil, ele definitivamente se torna herói de uma nação que surge para o futuro, recriando e curando seus valores. Do Inseperado gesto, que quebra tabus do mundo dos lucros no futebol, nasce a certeza, de que Neymar, veio mesmo chocar! É um quebrador de paradigmas...
Especialmente o chamo assim, por estar jogando como "os antigos" . Neymar resgatou o futebol de brincadeira, a "Pelada" ...o que chamavam de "futebol arte".
Talvez, seus passes sejam belos, além de "pinturas"... mas com muito movimento, como a dança funk e moderna, da galera que precisa inventar um jeito de sobreviver com alegria ( marca eterna de nossa nação ) ... Seus movimentos são belos pelo improviso, pela irreverência... por ele estar visivelmente alegre com o que faz.
Esta é uma mensagem poderosa de Neymar, nas entrelinhas de seus dribles, ele diz: "Faça o que te dá alegria! E faça com Alegria!"
Se Neymar disse ..."ao povo que fico!"
A criançada segue seu estilo na rua. Dia desses, eu adimirava um exército de "neymarzinhos"  de diversas idades. Todos com o cabelinho de "pica-pau de fogo"... e meu coração se alegrou, pois tenho certeza que aqueles garotos não vão copiar apenas o cabelo mas também, a postura irreverente, criativa e patriota de Neymar... Longe de ser um patriotismo políticado, "encurralado" e formatado... é um patriotismo que só o brasileiro sabe exercer e viver...: O Patriotismo da Bola, da Bunda e do Carnaval! Evoê Neymar!
No dia seguinte da minha opbservação de como a rua está tomada por um mar de "Neymares", li um texto, de Joaquim Ferreira dos Santos, no Jornal O Globo, de Sábado 17 de Dezembro de 2011, uma das partes que me marcaram muito eu transcrevo abaixo: 


"O estilo Neymar, desarruma o Futebol, bagunça o coreto dos dribles catalogados (...) Se transformou na mais completa tradução boleira do país emergente. É o novo milagre brasileiro, a irresponsabilidade do fraco abusado, o Macunaíma do Santos, que na hora do jogo de futebol dribla a preguiça atávica do seu povo e sai aprontando entre as pernas adversárias, sem votos de respeito ou consideração. Demorou - O Dunga não queria deixar - , mas o futebol voltou a ser divertido e eficiente. "








4 comentários:

Simone MartinS2 disse...

Voce ja reparou no olhar do Neymar, nao é tão belo, mas hipnotiza tbm...Bjinhos

Unknown disse...

Belo texto. Partilhado no FB.Abraço.

Astrid Annabelle disse...

Que maravilha de texto...como você anda escrevendo bem William!! Gosto de ler seus textos...parece que ouço suas palavras mesmo sem conhecer sua voz humana.
Parabéns...também gosto do Neymar.
Beijos alegres.
Astrid Annabelle

Clara Lúcia disse...

Isso dele ficar no Brasil é ótimo, sinal que o talento dele não é pelo dinheiro que irá ganhar, como muitos outros fazem e acabam sumindo por aí, quase que escondidos.
Também ele tem o pai dele por trás de tudo, que pelo jeito, deu uma boa base pra ele.
Quem sabe teremos alegrias com ele qdo a copa for aqui!!!

Beijosssss, Will

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Arquivo do blog