Além de todos os credos, maneirismos e crenças... Somos irmãos, e todos nós estamos na mesma barca... A Barca Celestial... Nave Mãe Terra.

domingo, 4 de dezembro de 2011

O Sincretismo Religioso Ensina a Sabedoria da Paz e da Igualdade





Quantos que, mesmo estando seguindo o caminho espiritual, não conseguem entender a Dádiva de que existe "Uma só História, contada de maneira diferente", não existe religião inferior... toda fé leva ao Divino, existe sim seguidor de religião inferior... quando se acha melhor que o seu irmão que não tem a mesma cultura religiosa e emocional que você, esta se tornando inferior... pois se rebaixa perante o Divino que está dentro de você, ao diminuir o Divino dentro de seu irmão. É bom lembrarmos o mestre que disse: "As religiões são como ônibus com itinerários diferentes que conduzem ao mesmo lugar..."

Um Arquétipo Divino Universal ou Cósmico, se manifesta em diferentes culturas e nações, não quer dizer que sempre seja a mesma Divindade que se manifestou na África, tenha se manifestado na Europa, mas sim o mesmo Arquétipo Divino a Rege... a
Matiza, mas em alguns casos sim, podemos estar falando do mesmo Ser Divino que se manifestou em culturas e nações diferentes. Por Exemplo Zeus para os Gregos é como Júpiter para os Romanos. Assim como Atena é Minerva: Afrodite é Vênus: Hera é Juno: Hermes é Mercúrio: Dionísio é Baco ou Posseidon é Netuno... Tais divindades possuem a mesma atribuição e a mesma história. São regidos pelo mesmo elemento ou planeta. E desfrutam dos mesmos poderes e características.

É através da observação do Arquétipo e das Histórias Arquetípicas que vemos o sentido teológico do Sincretismo Religioso.

No caso do Brasil, país a ter o Sincretismo Religioso, como base para a prática religiosa da maioria de sua população, por conta da sabedoria dos negros que queriam continuar adorando seus deuses sem que fossem perseguidos pelos seus "donos" brancos, mas dizer que foi apenas para isto que os negros identificaram seus deuses com os santos é ser muito racionalista e pouco sensível a esta associação pois temos que observar que eles foram sim, muito sábios, não escolheram qualquer divindade aleatoriamente para sincretizarem com qualquer outra, e sim sincretizaram Orixás e Santos, associando arquétipos, ou seja:  semelhante a semelhante...
Querem um exemplo?... Eles não sincretizaram Ogum que é Guerreiro Protetor com São Lázaro que é Curador, nem Oxalá com Santo Expedito... nem a Virgem Maria que é Mãe Divina com Iansã que é Guerreira... e sim Foram corretos em suas associações, eles perceberam o Arquétipo, foram sensíveis e sábios o suficiente para esta Grandiosa Dádiva que estava nascendo e preparando com ela o Advento do Novo Pensamento Humano da Era Solar.
Pois havia por de trás disto, um Plano Divino. Mesmo a Escravidão dos Negros trazidos ao Brasil, ou levados a outros países, e até mesmo o Descobrimento  ( Tido como Oficial ) do Brasil por Cabral... tudo faz parte do Grande Plano Divino de Unir a Humanidade, Unir as Etnias, formando assim um Universo de Paz.
Bom lembrar aqui que cada raça estelar, está aqui representada, a negra a amarela, a vermelha, a branca e unida através da miscigenação, teremos a nova Raça das Estrelas, ou seja o ser de mente aberta, o ser que respeita as diferenças pois as uniu em seu próprio DNA. Este assunto é muito delicado, pois muita ignorância foi mesclada a ele, muita sombra... É bom lembrar que esta união através da miscigenação é para implantar no universo, o respeito ao diferente, a integração e a unidade entre os seres, promovendo o amor, e a liberdade, nada deve ser unido sem amor, o que aconteceu na Alemanha na década de 30 e 40 foi um equívoco, uma sombra que se manifestou, sombra esta que não compreendia, qual era o significado da Quinta Etnia a Etnia VERDE!... não era uma raça física, ou seja não é a cor de pele correta, pois todas as cores de pele são corretas! E sim a Mente Correta.. a Mente Aberta, a Mente Livre, e por isto dotada de todos os Dons que a Liberdade pode oferecer, criatividade, beleza, harmonia, cura, liberdade, permissão.
A miscigenação era e é um Plano Divino para a humanidade, e o Sincretismo Religioso, é uma clara Demonstrando que somos todos Filhos do Mesmo Divino!
Abaixo segue uma lista de Sincretismos entre as mais conhecidas Divindades Ocidentais.
A associação Sincrética entre os Deuses Egípcios ( Que também são Africanos ) com os Orixás, esta por sinal, me chamado muito a atenção, por me parecer muito inusitada e esclarecedora, e ressoar com o meu caminho particular e com o meu momento.
As pessoas acabam tendo muito medo do Sincretismo Religioso, devido a satanização que acontece desde a Idade Média ( Antes pela Igreja Católica e agora pelos evangélicos... ) das Divindades de outros povos.
A Guerra de "só meu deus é o verdadeiro" ou "meu deus é melhor que o seu", é ultrapassada e ridícula, e na verdade o Divino Criador se manifestou para todos os seus filhos em todos os Níveis da Criação, em todas as Esferas de Realidade... e assim como cada nação tem seu dialeto, não daria para o Divino Deus Criador ter o mesmo nome em todos os lugares, além do mais, em todos os Panteões podemos observar um Deus Principal, ou Fonte Geradora, e suas manifestações, os Deuses que manifestam os Atributos enquanto Energias-Vivas-do-Divino-Criador. ( Deus-Deusa-Pai-Mãe-Universo-Consciênte-Fonte )

Eu me senti impelido a escrever este texto devido a falta de informação sobre o Sincretismo Religioso e as Semelhanças entre os Deuses na Internet. E abaixo apresento uma Tabela Sincrética, dos Deuses das principais Culturas ou melhor, das Culturas que mais nos influenciam enquanto povo Ocidental.

Antes de irmos a tabela gostaria de explicar o termo Deuses... Deus.. que quer dizer um ser Divino, não o Criador ou a Fonte... quando na Antiguidade estes seres apareciam diante de um humano, seja de forma intuitiva, em sonho ou visão reveladora, os mesmos o chamavam de Divindade.

É bom lembrar que a palavra Deus vem do Latim e sua origem é Zeus! ou seja:
Sincretismo até no nome hein deusão!... Deus é uma palavra que em português se tornou sinônimo da Fonte Geradora ou do Divino Criador, criando aquela discussão do "Sexo dos Anjos", que diz que "Só há um Único Deus", este era o Marketing utilizado desde a Antiguidade, para despertar a coragem e a "Motivação "dos exércitos ou para através da dúvida e da tomada não apenas do território mas da mente da população que perdesse uma guerra ou fosse invadida. E o mesmo é válido para "os Nomes de Deus" :  Javé, Elohin, Jeová... que também não querem dizer: Criador ou Fonte... Interessante não? E quando o Deus Eu Sou se manifesta na Bíblia, na história de Paulo na Grécia... aí sim é o Deus Fonte... o Deus Consciente... mas é o que não pede para ser adorado, ou ser obedecido, e sim manifestado enquanto Consciência Criadora e Luz Indizível...

Porque estou dizendo isto? Além de mostrar a mentira da historia do "deus verdadeiro" que quer dizer "Sou melhor que você", existe agora a
necessidade planetária de conhecimento livre para todos, e aqui está parte deste Conhecimento.

Observando a tabela, verão que em todas as culturas havia o "Deus" - Fonte Geradora que estava acima e ao mesmo tempo em todos... estava na planta, no ar.. no alimento, no sol... Este Divino Universo Senciente que era explicado de forma muito parecida por todos os povos da Antiguidade, provando que nós humanos temos mais semelhanças entre nós que diferenças.

Quero lembrar o caro leitor, que este é um tratado de simbolismo arquetípico e sincretismo e não deve ser tomado como lei incontestável, notem que alguns deuses se repetem por em seu panteão particular acumular funções, ou ter várias faces. Também pode ser entendido como um tratado de Magia. É para refletir, e que cada um utilize o conhecimento da forma que melhor lhe aprouver, mas sempre em favor da verdade e do bem comum e nunca como uma regra fixa e ditadora.



Tabela Sincrética das Divindades Ocidentais mais conhecidas:
Bantus-Nagôs Gregos Romanos Hindús Nórdicos Católica-Cristã Egípicios
Olorum Princípio Gerador Fonte Alfadur Deus Pai
Oxalá Hércules Heracles Brahma ( Krishna ) Baldur Jesus Osíris
Oyá Logunan Urano Coelus Indra Saga Nossa Senhora de Fátima Nut
Iemanjá Hera Juno Vishnu ( Shakti ) Frigg Mãe Maria Ísis
Omulu Hades Plutão Shiva Ran ( Também chamada Hel ) São Lázaro Anúbis
Oxum Afrodite Vênus Laksmi Freya Nossa Senhora Aparecida Hattor
Oxumaré Kiron Quiron Kundaline Arvore da Vida Na visão da Magia: A Serpente não é Negativa! No Pólo positivo é Meretseguer no Pólo Negativo Seth
Oxóssi Dionísio Baco Chandra Freyr São Sebastião Nilo
Obá Deméter Céres Sarasvati Iduna Joana Dark Sia
Xangô Zeus Jupter Rama / Agni Thor São Pedro Órus
Egunitá Héstia Vesta Kali Nornes Santa Sara Kali Bastet
Ogum Ares Marte Arjuna / Sacanda Tyr São Jorge Ptáh
Iansã Athena Minerva Durga Hela Santa Bárbara Maat
Nanã Gaia Géia Mamaki Jord Santa Ana Geb
Exú Hermes Mercúrio Ganesh Loki  Na Magia é Cernunos, que foi substituído     pelo Diabo Católico, para causar susto e medo... Thot
e
Bess



Observações: 

1) - Nesta Tabela, o Orixá Omulu está unido ao Orixá Obaluaiê, apesar da digamos, Nova Umbanda separá-los, entendê-los como Divindades distintas, pois é o que são...  mas aqui, para que fique mais fácil o sincretismo dos Arquétipos, que em diversas localidades se manifestou como uma só “divindade” responsável pela: Morte, Curas, Transmutações, Portais, Passagens.

2) - E algumas colunas, aparecem duas Divindades porque possuem ambas, semelhanças com apenas um Orixá... e também preciso me aprofundar nos estudos das mesmas, mas creio que isto possa sim ocorrer, já que sabemos hoje, que os Orixás possuem seus "Cruzamentos" energéticos, assim como os deuses gregos... lembro aqui exemplo Apolo e Apolo Píttio... ou seja funções agregadas a energia da mesma Divindade, o que mostra a liberdade de interpretação ... assim como nós humanos temos nossas facetas, os seres de dimensões superiores também as possuem.

3) - Cada um dos "deuses" são faces do Divino Criador... ou Facetas de sua persona...

4) - Que esta reunião de Conhecimentos aqui apresentada, sirva para enriquecer o buscador, e jogar um pouco de Luz na Espiritualidade da Terra.

..................................................................................

Imagem: Sincretismo Religioso, Google Imagens
..................................................................................


7 comentários:

Simone MartinS2 disse...

Boa noite William, vou ser bem sincera contigo...eu venho aqui te leio e aprendo muito, porque se depender de ir pesquisar nao irei, então, teus textos me trazem novos saberes, aprendizados...e como dizem:"...existem mais misterios entre o ceu e a Terra do que duvida a nossa vã filosofia!"
Bjin

Astrid Annabelle disse...

Li tudo William...e concordo.
Eu me reporto a eles como Seres de Luz... mesmo porque todas as explicações e nomenclaturas são humanas... no lado divino sorriem...emanam Amor!
Um beijo grande
Astrid Annabelle

Bloguinho da Zizi disse...

Menino Will
Você e esse coração imenso, infinito!
Minha gratidão por vc partilhar toda a tua sabedoria, mostrando essa Luz que vc É.
Estou aprendendo muito com você.

Beijinhos

ॐ Hanah ॐ disse...

Bom dia William,

Quanto conhecimento "sincretizado" em poucas linhas...
Que maravilha de pesquisa e artigo !
Concordo com a Simone e contigo, não é fácil encontrar nada mais esclarecedor e suscinto pela internet, só para os guerreiros :))) Já tive no passado várias vezes por fazer, mais nunca terminava...
A resposta vem para e na hora que ele quer.
Acredito nisso.
E assim como os Egpícios cravavam na pedra seus conhecimentos em forma de Hieroglifos, vamos aqui aprendendo mais um pouquinho da nossa história que é de todos !
Não gosto de dar conselhos por que você é maior de 18 :))) Vá juntando seus artigos e daqui a pouco terás um livro muito interessante e de interesse comum ;)
Beijão
Hanah

Thomas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
William Garibaldi disse...

Talvez Thomas porque você Não Conheça o Mito de Exú como conhece o de Thot, já parou pra pensar nisto!?

E onde alguém falou a palavra FORÇAR!
Caro apressadinho, Vc não leu o texto né!

Eu recomendo que você vá estudar Senhor Egipcio! Antes de ficar pentelhando os outros com suas verdades incompletas.. talvez você não conheça nem um nem ouro! Tenho certeza! Quem age assim nãoconhece nem um nem outro!

William Garibaldi disse...

SE NÃO LEU TUDO NÃO COMENTE!



SE NÃO CONHECE O ASSUNTO NÃO FALE SOBRE ELE
!

E NO TEXTO DIZ CLARAMENTE:

"Quero lembrar o caro leitor, que este é um tratado de simbolismo arquetípico e sincretismo e não deve ser tomado como lei incontestável"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Oxumarê: Divindade Despertadora do Novo Mito

Arquivo do blog